Medidas Preventivas

Medidas Preventivas

Desde o início da pandemia foram criadas medidas preventivas com o objetivo de minimizar o impacto na nossa comunidade.
Consulte abaixo (em atualização):


Documentos Estratégicos

Plano de Contingência Municipal
Decorrente da necessidade de medidas de prevenção e controlo, o executivo municipal procedeu em março à elaboração do Plano de Contingência Municipal.

Plano de Mitigação para ERPI’s
A Câmara Municipal apresentou o plano de mitigação para as ERPI’s (Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas) do concelho com soluções para reduzir os impactos da Covid-19 em pessoas com mais de 65 anos, com doenças associadas.

Manual de Legislação Compilada
A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis elaborou um manual onde reúne a legislação que foi publicada até ao momento no âmbito do COVID-19. Com a edição deste manual torna-se muito mais fácil a consulta da informação que tem sido produzida. 
O manual estará em atualização permanente (abaixo).


Infraestruturas de Retaguarda

Abertura de centro de testes Covid-drive
Procedeu-se à abertura do primeiro Covid-drive destinado à realização de testes ao coronavírus aos doentes do Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Entre Douro e Vouga II-Aveiro Norte. Capacidade para 150 testes diários.

Hospital de retaguarda em Nogueira do Cravo
Instalação de um hospital de retaguarda com 25 camas na Casa das Associações em Nogueira do Cravo para recuperação de doentes fora do ambiente hospitalar.

Ala de isolamento permanente
Em parceria com a Associação humanitária dos Bombeiros Voluntários de Fajões (AHBVF) foi instalada uma ala de isolamento permanente para receber infetados com COVID-19. Capacidade entre 20 e 30 camas.

Hospitais de campanha
Foram instalados dois hospitais de campanha, com capacidade total para uma centena de camas, o primeiro no pavilhão municipal, e o segundo no pavilhão desportivo da escola secundária Soares Basto.


Equipamento de Proteção Individual (EPI’s)

Entrega de EPI às IPSS
A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis apoia as nossas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) com milhares de Equipamentos de Proteção Individual.

Oferta de 800 máscaras de proteção aos bombeiros e ACES
A Câmara Municipal ofereceu 500 máscaras cirúrgicas de proteção às duas corporações de bombeiros do concelho e mais 300 ao Agrupamento dos Centros de Saúde de Entre Douro e Vouga.


Apoio Social

Linhas de apoio social
No âmbito da pandemia Covid-19 a Câmara Municipal criou várias linhas de apoio dirigidas às pessoas, famílias e instituições de solidariedade social.

“Fique em Casa Nós Fazemos Por Si”
Através desta medida foram levados até casa dos munícipes idosos bens alimentares e produtos essenciais sem que precisem de sair de casa, evitando o contágio do vírus.
Apoio através das linhas 932530901 ou 932530905 ou do e-mail dmas@cm-oaz.pt

Ações de sensibilização nas freguesias
Com o apoio de voluntários, funcionários municiais e GNR foram promovidas ações de sensibilização em todas as freguesias do concelho apelando à população para ficar em casa.

Bolsa de Voluntários
Numa ação concertada com as juntas de freguesia, a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis tem em curso um processo de recrutamento de voluntários para apoiarem no âmbito do combate à pandemia Covid-19.

Assistência a animais de companhia
A assistência a animais de companhia de pessoas de grupos de risco sem suporte familiar ou assistencial de associações na proximidade foi garantida através da linha de apoio à população sénior e IPSS “Fique em casa, nós fazemos por si”.


Recursos Humanos

Trabalhadores do município em teletrabalho
Nas funções passíveis de ser efetuado foi promovido o recurso teletrabalho dos funcionários da autarquia seguindo as orientações do Governo.

Câmara Criação de Equipa Técnica de Apoio aos Lares
Foi criada uma equipa multidisciplinar para acompanhar as IPSS com a valência de lar residencial para idosos num registo de proximidade, avaliação, aconselhamento técnico e resolução de problemas no âmbito da pandemia.


Serviço Público Físico Encerrado

Encerramento físico de serviços autárquicos
A Câmara Municipal determinou a suspensão do atendimento presencial de munícipes em todos os serviços passando este a ser feito de forma online, por email ou telefonicamente.


Encerramento de equipamentos
No âmbito das medidas de contenção para evitar o contágio do coronavírus foram encerrados todos os equipamentos municipais (piscina, pavilhão, centro lúdico e arquivo), além de outras infraestruturas públicas (parque jogos, parques infantis, cemitério municipal, jardins…).


Reforço das linhas telefónicas e contactos online

Atendimento aos munícipes via Skype
Foi possível aos munícipes entrar em contacto com o Atendimento ao Munícipe via Skype através de dois endereços, juntando-se, assim, às modalidades do atendimento telefónico, online e email.

Todos os contactos úteis aqui


Medidas Financeiras (preventivas)

Prorrogação de prazos de pagamento de serviços municipais
Entre as medidas de apoio à população foi prorrogado os prazos de pagamento de serviços municipais por 15 dias após a data limite de pagamento.

Suspensões de pagamento em parcómetros e de serviços de fiscalização
Por despacho foram suspensos o pagamento em parcómetros e caixas de pagamento assim como dos serviços de fiscalização de trânsito e obras particulares.

Suspensão de penalizações em pagamentos
Efetuada a suspensão da aplicação de juros de mora, e outras penalizações, para os pagamentos de faturas, taxas e licenças de serviços municipais já vencidas e até aos cinco dias seguintes após a revogação do despacho respetivo.

Criação de conta solidária
Foi aberta uma conta solidária para apoiar o combate à pandemia, nomeadamente para a compra de equipamentos e material de proteção individual para profissionais de saúde e bombeiros. O saldo não utilizado beneficiará famílias carenciadas.
Conta bancária: PT50 0018 000100200265260 85.


Empresas

Câmara apoia Empresas
A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis disponibiliza, através do Gabinete de Apoio ao Empresário, toda a informação aos empresários oliveirenses de forma a verem minimizados os efeitos negativos da pandemia que está a afetar o setor.


Espaço Público

Desinfeção de espaços e equipamentos públicos
No contexto das medidas de combate à propagação da Covid-19 a Câmara Municipal procedeu à higienização/desinfeção de espaços públicos e equipamentos da cidade e do concelho.

Interdição da circulação automóvel no parque La Salette
A circulação de veículos motorizados esteve interdita no parque de La Salette como medida de precaução. Também vedados estiveram o parque de merendas, mesas, bancos, parque infantil, campo de futebol e equipamentos de exercício físico.


ver Medidas de Emergência Social e Económica