Câmara Municipal apresenta Plano de Mitigação para ERPI’s

10/04/2020

A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis traçou e apresentou o plano de mitigação para as ERPI’s (Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas) do concelho.
O documento, apresentado à comissão municipal e comissão distrital de Proteção Civil, “apresenta soluções que promovem intervenções que visam reduzir os impactos da pandemia COVID-19 nas ERPI’S”, refere Joaquim Jorge, presidente da Câmara Municipal.
O plano define objetivamente o acompanhamento que deve ser feito aosprofissionais daquelas unidades, avaliando a disponibilidade exclusiva/não exclusiva de recursos humanos especializados. Pode também verificar-se a recomendação de adoção de um modelo com equipas fixas, onde um funcionamento em espelho e turnos de maior número de horas é o desejável de forma a diminuir necessidade de recursos.
O documento prevê ainda a avaliação do grau de risco dos utentes e a preparação de espaços para utentes, profissionais (descanso e estadia) e também de isolamento.
A Camara Municipal tem identificados 10 espaços disponíveis para casos de isolamento, com capacidade para receber 207 pessoas.
O plano para as ERPI’s agora traçado, visa diminuir o impacto do COVID-19 em pessoas com mais de 65 anos, com doenças associadas e que conduzam a uma situação de perigo no caso de contágio (individual/coletivo), uma vez que esta população encontra-se numa situação de risco acrescido de maior disseminação da infeção.
Os responsáveis pelas instituições devem continuar a assegurar que os prestadores de cuidados e o outro pessoal de apoio estejam devidamente informados sobre a COVID-19, as suas principais formas de transmissão e as medidas preventivas de disseminação da infeção.
Joaquim Jorge acrescenta ainda que “a Câmara Municipal está totalmente ao lado das instituições de forma a prestar todo o apoio necessário conjuntamente com as entidades envolvidas”.